biologia celular
Desmossomo (do grego desmos, ligação, e somatos, corpo) é uma junção celular constituída por duas partes, uma delas na membrana de uma das células e a outra, na membrana da célula vizinha.
Hemidesmossomo é o resultado da divisão em dois do desmossomo, com cada parte pertencendo a uma célula filha presente na membrana basal. Os hemidesmossomos ou meio-desmosomos são semelhante ao desmossomo, porem ligam a membrana plasmática de uma célula á lâmina basal adjacente, por meio de filamentos de queratina que estão ligados á proteínas de ancoramento plectina.
As junções comunicantes, também chamadas de junções gap ou nexos, são estruturas que permitem a comunicação entre células através de conexinas (proteínas pertencentes a cada uma das células e que as atravessam). Através desse tipo de junção, substâncias celulares como, por exemplo, íons, podem passar de celular para célula, fazendo com que grupos celulares formem um conjunto funcional.
Zônulas de aderência ou zônulas de adesão é um tipo de junção intercelular continua que circunda toda a célula e contribui para a aderência entre células vizinhas. Uma característica importante dessa junção é a inserção de numerosos filamentos de actina em placas de material elétron-denso presentes no citoplasma subjacente á membrana da junção.
Microvilosidades são desdobramentos regulares da membrana plasmática e o material citoplasmático conte feixes de microfilamentos de actina dispostos paralelamente, que auxiliam na sua estruturação.
Cílio em citologia (Latim para