BIOLOGIA CELULAR
1.1. Célula procariota, célula animal e célula vegetal: A confecção das células poderia ser realizada por nós (PIBID) ou de modo interativo, com os alunos.
1.1.2. Confecção de célula em caixa retangular em acrílico ou vidro Confecção: PIBID Prática: Coloque um pouco de gel transparente (sem bolinhas) no recipiente. Use uma bola de isopor para fazer o núcleo, macarrão parafuso para fazer as mitocôndrias, para fazer ribossomos utilize miçangas pretas, barbante ou canudinho de refrigerante para fazer retículo endoplasmático, massa de modelar ou biscuit para fazer as demais organelas.
Para fazer o ergastoplasma pode-se colar algumas miçangas no barbante ou canudinho de refrigerante. A montagem deve ser feita colocando-se uma camada de gel e algumas organelas, mais uma camada de gel e outras organelas, até preencher toda caixa.
Utilização: Em aulas expositivas (teórica)
Materiais: Gel (quantidade suficiente para preencher o recipiente) Bola de isopor (para o núcleo) Macarrão parafuso (mitocôndria) Miçangas preta (ribossomos) Barbante (retículo endoplasmático) Biscuit – diferentes cores (organelas)
1.1.3. Confecção de célula de modo interativo (com os alunos) Aula prática.
Prática: Poderia ser confeccionada em cartazes ou maquetes de isopor, com orientação teórica do professor, mostrando a importância de ter conhecimento da organização celular e dos constituintes da célula. Esta prática poderia ser realizada em parceria com o professor de Educação artística, para otimizar o tempo. Materiais: Cartolina branca e/ou isopor plano Caneta (ou pincel) colorido Cola de papel Cola de isopor Tesoura Macinha (ou biscuit) Bola de isopor Tinta colorida