Biologia Celular Relatorio Da Aula Pratica 2
I. INTRODUÇÃO 2
II. OBJECTIVOS 3
III. MATERIAL E MÉTODOS 3
IV. RESULTADOS 6
V. CONCLUSÃO 7
VI. BIBLIOGRAFIA 8
I. INTRODUÇÃO
Para o presente relatório, o grupo abordará o tema Aprender a Utilizar o Microscópio, mas antes, debruçar-nos-emos um pouco sobre a história da origem e desenvolvimento do microscópio.
Microscópio é um instrumento que serve para ampliar a imagem de objectos ou partículas pequenas que estão além da capacidade de resolução e ampliação do olho humano.
Em 1650, Robert Hook mostrou a descrição do microscópio, sua utilidade bem como o seu uso, porém ele não foi o inventor dessa máquina. A descoberta do microscópio é atribuída à Zacharias Janssen e, Hook apenas o tornou conhecido, no século XIX, quando observou espaços finos de cortiça, que se apresentavam ao microscópio com um aspecto similar a favos. A cada um destes favos Hooke atribuiu a designação de cellulae (células). (Aclamo, I. Edward)
Antony van Leeuwenhoek utilizou um microscópio primitivo que, apesar do seu tamanho bem reduzido, o dispositivo podia ver até 200vezes a mais que o olho humano. O microscópio de Leeuwenhoek era composto por apenas uma lente esférica, entre duas placas de cobre e, inicialmente o usava para verificar a qualidade de tecidos, mas pela sua curiosidade e fascinação pela microscopia, ele desenvolveu esta máquina e observou fibras capilares, células sanguíneas e até mesmo simples amostras de suas fezes.
Diversos cientistas como Pasteur, Kolliker, entre outros, também tiveram grande contribuição no desenvolvimento do microscópio aquando da realização dos seus estudos sobre doenças e célula.
A origem de um microscópio composto é atribuída à Kepler (1611) e, Zeiss, em 1886, melhorou as lentes do microscópio e fê-las virtualmente atingirem os limites teóricos da luz visível.
II. OBJECTIVOS
As experiências realizadas e relatadas no seguinte relatório, tiveram como objectivos, os seguintes:
1. Objectivo Geral
Exercitar o estudante para o uso do