Seminario De Quarta
A internet começou a ser desenvolvida através de pesquisas militares durante a Guerra Fria na década de 1960, neste período sombrio o mundo era controlado por dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos, qualquer inovação contribuía nessa disputa entre União Soviética e Estados Unidos, essas duas potências sabiam a eficácia e a necessidade absoluta de dominar os meios de comunicação. As primeiras idéias para a internet surgiram quando os Estados Unidos criou um sistema de troca e compartilhamento de informações para se proteger de ataques russos as suas bases militares, assim caso o Pentágono fosse atacado, as informações não seriam perdidas. Esse sistema foi chamado de ARPANET.
A ARPANET era uma rede que funcionava através de um sistema de chaveamento de pacotes, ele permite a transmissão de dados em uma rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, como método de identificação cada pacote contém um trecho de dados, o endereço do destinatário e informações que permitem a remontagem correta da mensagem original.
No dia 29 de outubro de 1969, ocorreu o que podemos considerar como o primeiro E-mail da história, o seu conteúdo era apenas a palavra “LOGIN”, mas o computador que recebia a mensagem parou de funcionar após receber a letra “O”.
Com a diminuição da tensão entre URSS e EUA na década de 1970, o governo americano permitiu que diversos pesquisadores, de várias universidades, utilizassem a ARPANET como um meio de comunicação acadêmico, devido à grande quantidade de conexões, esse sistema foi dividido em dois, a MILNET, que era para fins militares e a nova ARPANET, que era utilizado pelas universidades. Com isso, esse meio de comunicação passou a ser utilizada também por alunos e até mesmo amigos de alunos, que além de terem acesso aos conteúdos contidos lá, ajudaram a fazer melhorias nesse sistema.
Criação do Protocolo de Internet
Com o tempo foi criado o Protocolo de Internet que permitia que as