Biologia Celular - Citoesqueleto
Questão 1- Cite e caracterize os componentes do citoesqueleto, quanto à constituição e à função dentro das células.
Filamentos intermediários - São formados pela agregação de moléculas alongadas, formada por três cadeias polipeptídicas enroladas em hélice, tem em sua estrutura diversas proteínas fibrosas como queratina, vimentina, proteína ácida fibrilar da glia, desmina, lamina e proteínas dos neurofilamentos. São extremamente úteis em animais que possuem corpo mole como os nematódeos e vertebrados que não possuem exoesqueleto. Atua de forma mecânica.
Microtúbulos - São estruturas cilíndricas ocas formadas por proteínas chamadas de tubulina: Tubulina α e Tubulina ß. Tem como funções: posicionamento de organelas; transporte intracelular; divisão celular; e a formação de cílios e flagelo. Possuem diâmetro aproximadamente de 25nm.
Microfilamentos de Actina - São formados pela proteína actina G, que se polimerizam de forma helicoidal formando um filamento chamado de actina F. Tem como função suporte, movimentos celulares, transporte intracelular e atua também na divisão celular. Ocorrem em todo citoplasma, mas é especialmente abundante no córtex celular (na periferia da célula). Possui um diâmetro de 6,0 a 8,0 nm.
Questão 2 - Descreva a participação dos microfilamentos de actina e microtúbulos durante a divisão celular.
Microfilamentos de actina - A actina e a miosina, durante a divisão celular, acumulam-se na linha equatorial da célula em divisão, formando um anel contrátil, circulando a célula. À medida que ocorre a citocinese (divisão do citoplasma), o tamanho do anel contrátil diminui.
Microtúbulos - Durante a divisão celular, a célula constrói e em seguida desmonta uma estrutura microtubular especializada, o aparelho mitótico, que permite a aderência e captura dos cromossomos, o alinhamento desses, seguido de sua separação. Na interfase, o centrossomo é duplicado e cada um centríolo gerado migra em direção dos pólos da