Biologia 2
TEOREMA DE HARDY- WEINBERG
Em uma população infinitamente grande, em que os cruzamentos ocorrem ao acaso e sobre a qual não há atuação de fatores evolutivos, as frequências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações.
Esse teorema também é conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg, somente é válido para populações em equilíbrio quando estas:
1) Abrigarem um número de indivíduos infinitamente grandes. Isso quer dizer que o número de indivíduos da população seja grande o suficiente, onde os eventuais erros de amostragem no processo de levantamento das frequências gênicas ou genotípicas não tiverem significado estatístico;
2) Forem panmíticas (panmítica: pan=todos; mítica=misturar), isto é, seus integrantes se cruzam livremente, ao acaso, e sem preferências sexuais;
3) Estiverem isentas de fatores evolutivos, como mutação, seleção natural e migrações, livres de qualquer fator que promova alteração no pool gênico.
A importância do teorema de Hardy-Weinberg para as populações naturais está no fato de ele estabelecer um modelo para o comportamento dos genes. Assim, é possível estimar frequências gênicas e genotípicas ao longo das gerações e compará-las com as obtidas na prática.
Seleção Natural
Existem três tipos de seleção naturais, seleção direcional, seleção estabilizadora e a seleção disruptiva.
Seleção direcional
A seleção direcional favorece um único fenótipo e nesse tipo de seleção o alelo mais vantajoso aumenta de frequência, ao longo das gerações a seleção direcional age sobre fenótipos homozigotos. O alelo não tem que ser necessariamente dominante, o alelo recessivo também poderá ser fixado na população.
Esse tipo de seleção ocorre frequentemente em mudanças ambientais e quando ocorre migração de populações para novas áreas que possuem diferentes pressões ambientais. Nota-se o uso de seleção direcional na genética