Biologia 2
Teorias da Evolução
Teorias da Evolução
1-Teoria de Lamarck:
Lei do uso e desuso:
Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem. A adaptação representa, então, a necessidade que os seres vivos possuem de desenvolver características estruturais e funcionais que lhes permitem sobreviver em determinado ambiente.
A Lei Do Uso e Desuso, explica as modificações que leva à adaptação isto é:
-A necessidade cria um órgão;
-A função modifica-o.
Se um órgão é muito utilizado desenvolve-se, tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho.
Nos animais que não passaram o limite do seu desenvolvimento o uso mais frequente e continuo de um órgão fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse órgão.
Por outro lado a não utilização permanente de qualquer órgão causa o seu enfraquecimento e deteorização e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, até que finalmente desaparece.
Lei da transmissão dos caracteres hereditários:
Segundo esta lei, as modificações que eram produzidas ao longo da sua vida, como consequência do uso ou desuso dos órgãos, são hereditárias, passando de geração em geração, e originam mudanças morfológicas no conjunto da população. De acordo com a herança dos caráteres adquiridos, os organismos, pela necessidade de se adaptarem ao meio ambiente, adquirem durante a vida modificações que passam aos descendentes. A adaptação é progressiva e um organismo pode desenvolver qualquer adaptação, desde que seja necessária, caminhando assim as espécies para a perfeição, em interação com o ambiente.
2-Teoria de Darwin:
Darwin desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os