Biologia 10
A Biosfera
Biosfera: É a camada superficial terrestre capaz de suportar vida. A biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra.
A biodiversidade exprime-se em diferentes níveis de integração:
Diversidade ecológica: Diversidades de comunidades em diferentes ecossistemas. Diversidade de espécies:a variedade entre espécies encontradas em diferentes habitats.
Diversidade genética: Variedade genética dentro e entre populações.
Conhecer a organização hierárquica dos sistemas vivos:
MoléculaOrganelosCélulas Tecidos Órgãos Sistema de órgãos Organismo
(chimpanzé)
A organização hierárquica estende-se para além dos organismos:
Espécie – Organismos idênticos capazes de se cruzarem entre si e originarem descendentes férteis.
População – Seres vivos pertencentes à mesma espécie, que habitam uma determinada área, num determinado momento.
Comunidade Biótica ou Biocenose – Indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si.
Ecossistema Molécula – Conjunto da comunidade biótica, do ambiente físico e químico e as relações que se estabelecem entre si.
Conhecer a dinâmica dos ecossistemas:
Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas entre si. Estas relações originam as cadeias alimentares que ao inter-relacionarem-se com outras cadeias dão origem a teias alimentares ou redes tróficas.
Reconhecer a existência de 3 categorias de seres vivos nas teias alimentares:
Produtores – Seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa – seres autotróficos.
Consumidores – Seres vivos incapazes de produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica – seres heterotróficos – por isso alimentam-se direta ou indiretamente da matéria elaborada pelos produtores.
Decompositores – Seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo cadáveres e excrementos. Desta