Biogás
O QUE É?
É um biocombustível e é um recurso energético renovável, um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente pela ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo domestico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco animal). A sua produção também pode ocorrer de forma artificial, por meio de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica. O gás no biodigestor é produzido acrescentando-se biomassa, como resíduos agrícolas, bagaço de cana de açúcar, etc..
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Possui média de:
60% de metano (varia de 40% a 80%);
35% de dióxido de carbono;
5% de uma mistura de outros gases (hidrogênio, nitrogênio, gás sulfídrico, monóxido de carbono, amônia, oxigênio e aminas voláteis).
USO
O biogás pode ser utilizado na substituição do GLP (gás de cozinha), gás natural, combustível para caldeiras, veículos e também usado na geração de energia elétrica.
EQUIVALÊNCIA ENERGÉTICA
Um metro cúbico de biogás equivale energeticamente a:
0,4 kg de GLP (gás de cozinha);
0,61 a 0,7litros de gasolina;
0,55 litros de óleo diesel;
0,8 litros de álcool;
1,25 a 1,43 kWh de eletricidade;
1,6 a 3,5kg de lenha.
VANTAGENS
Recurso energético renovável, pois a degradação da matéria orgânica é praticamente inesgotável;
O biogás auxilia nessa questão do aquecimento global e reduz os efeitos causados principalmente para a população em torno do aterro.
Diminui também a quantidade cada vez mais crescente de resíduos sólidos (lixo) gerados pela população, que vem sendo um grave problema para a administração pública.
O resíduo formado no biodigestor é utilizado como fertilizante agrícola.
Instalado em propriedades rurais, pode ser uma fonte de renda para agricultores que podem vender o biogás.
A produção de lixo orgânico pode ser revertida na