Fisica paquimetro
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIAS
Medições com paquímetro e micrômetro
Alexandre Longo Filho
Henrique Luz
Jose Matheus Basilio
Wagner A. Groenwold
Ponta Grossa, 2014
Resumo
Utilizamos um paquímetro e um micrômetro para medir cubos, cilindros, cilindros ocos e fios. Os resultados obtidos foram apresentados nas tabelas de ‘’medidas diretas’’ e ‘’medidas indiretas’’. Através desses resultados, calculamos as médias, incertezas e volume. Analisamos também a praticidade dos aparelhos, vendo que o paquímetro é mais prático de se utilizar quando medimos objetos maiores, já utilizando o micrômetro, constatamos que é menos prático, porém mais preciso.
Introdução
Um dos procedimentos fundamentais da física é a realização de medidas cada vez mais precisas com o uso de instrumentos como o paquímetro e micrômetro. Esses equipamentos oferecem uma medida com precisão aceitável.
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.
A origem do Micrômetro se remete a Jean Louis Palmer, que apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer. Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais