Biografias de escritores modernistas
Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980 no Rio de Janeiro. Vinicius é um os maiores compositores brasileiros e um dos fundadores do movimento Bossa Nova.
Foi um grande poeta da Segunda Fase do Modernismo Brasileiro (1930 – 1945)
Fernando Pessoa
O poeta e autor português Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, nasceu na capital portuguesa, Lisboa, no dia 13 de junho de 1888. Ele é um dos mais importantes poetas do idioma português e da literatura planetária.
Conquistou a maestria na língua inglesa na África do Sul, para onde foi aos sete anos, após o matrimônio de sua mãe. De suas quatro obras lançadas enquanto estava vivo, três foram compostas neste idioma. Outra característica marcante de Pessoa são seus heterônimos, identidades construídas pelo poeta e estudadas até hoje pelos pesquisadores, os quais ainda não alcançaram uma compreensão unânime destas várias personalidades ou facetas do escritor.
Mário de Andrade
Mário Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo no dia 9 de outubro de 1893.
Sua influência foi decisiva para o Modernismo se fixar definitivamente no Brasil. Estudou música, foi professor de piano, compositor, pesquisador (interessava-se pelas várias manifestações artísticas), estudou e escreveu sobre folclore, pintura (contribuindo para a renovação da arte brasileira), além de ter sido crítico de arte em jornais e revistas.
Manuel Bandeira
Manuel Carneiro de Souza Filho, nasceu em 19 de abril de1886 em Pernambuco e depois mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família. Queria ser arquiteto, porém a tuberculose não permitiu. Passou por vários lugares para se tratar, dentre eles a Suíça (entre 1916 – 1917). Lá, conheceu o escritor Paul Éluard, que estava internado na mesma clínica. Numa de suas conversas com Éluard, Manuel Bandeira ficou sabendo sobre as inovações artísticas que aconteciam na Europa e as