biografias de alguns pais da quimica
Em 1771, casou-se com a jovem aristocrata Marie-Anne Pierrette Paulze. Foi ela quem traduziu algumas de suas obras. Fez ilustrações de seus principais experimentos.
Lavoisier descobriu a composição da água: oxigênio e hidrogênio. Determinou ainda, a composição de um determinado volume de ar: 78% nitrogênio, 21% oxigênio, 0,9% gás argônio, 0,03% gás carbônico e 0,07% outros gases.
É dele a famosa frase sobre a lei da conservação da massa ou conservação da matéria:
“ Na natureza, nada se perde, nada se cria, a matéria apenas se transforma.”
Era ligado à política, ao regime político anterior. Tinha idéias iluministas. Esteve à frente da Fazenda Geral da França. Devido aos impostos que este órgão cobrava, tornou-se odiado pelos revoltosos da Revolução Francesa. Lavosier foi então, condenado à guilhotina em 8 de maio de 1794, aos 50 anos.
De sua morte foi dito:
" Bastou um momento para cortar a cabeça que talvez um século não produza outra igual."
John Dalton nasceu em 6 de setembro de 1766, em Englesfield, na Inglaterra. Foi um importante químico inglês que desenvolveu uma teoria atômica. Sua vida foi dedicada ao ensino e à pesquisa.
Dalton era filho de Joseph Dalton e Deborah Greenup. Tinha dois irmãos, Jonathan e Mary. Recebeu seus primeiros ensinamentos de seu pai e de um professor, John Fletcher. Recebeu alguma instrução na área da matemática e ciências de um parente distante, Elihu Robinson. Em 1781, ele tornou-se assistente de seu primo George Bewley em uma escola em Kendal. Lecionava junto com seu irmão numa escola em Englesfield. Ficou no cargo até ser transferido para York em 1799 quando