Biografia Weber
Principais obras
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
- Estudos de Metodologia (1922)
O contexto histórico mundial e científico aos quais o autor estava inserido quando escreveu “ A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo foi no inicio do século xx, onde a Europa vivenciava as transformações trazidas pela revolução industrial e pela crescente expansão do capitalismo. Um novo modelo de vida era inserido, onde novas formas de sociabilidade eram criadas que provocaram profundas mudanças na estrutura social de diversos países.
Durante os séculos XVII e XVIII, França e Inglaterra eramo centro mundial da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento industrial. Assim, as ciências naturais foram bem expandidas.
Na França, a corrente positivista desenvolveu uma ciência social claramente baseada no modelo das ciências naturais. A ideia central era descobrir, assim como na Biologia e na Física, leis gerais responsáveis pelo controle e ordenamento do mundo social. O positivismo buscou nessas ciências, um modelo de neutralidade do cientista e a produção de resultados com uma exatidão clara.
Já Alemanha, país onde nasceu e viveu Weber, o desenvolvimento da Sociologia vai seguir um caminho teórico e metodológico distinto. Isso acontece por causa dos acontecimentos históricos vividos por esse país, já que o processo de unificação e de organização da Alemanha foi muito atrasado, se comparado aos da França e da Inglaterra. Esse atraso dificultou seu desenvolvimento industrial e sua inserção na corrida imperialista.
Weber teve como objeto de pesquisa a análise da estrutura política alemã. A concepção de Estado para ele