Ma çonaria
Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.
O objetivo da maçonaria é construir uma sociedade humana fundada no amor fraternal, na esperança, no amor a Deus, à família e ao próximo, promovendo a liberdade, a igualdade e a fraternidade, para que o mundo alcance a paz universal e a felicidade.
Origem da Maçonaria
A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos.
Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil)
Os maçons
Para se tornar um maçom, pessoa que frequenta os locais de reunião, chamados de “lojas” (ou templos), é preciso ser um homem livre, possuir bons costumes, não fazer distinção de religião, raça, posição social ou ideário político e ter espírito filantrópico. Para entrar para a maçonaria, a pessoa precisa expressar o seu desejo espontaneamente, para passar por um processo de iniciação.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.
Símbolos maçônicos
Principais símbolos maçônicos:
- Estrela de Cinco Pontas
É o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho; o homem em seus cinco aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual
- Acácia
Representa a segurança, a clareza, e também