Biografia: José de Alencar
Este grande autor teve em sua vida grande grau de instrução. Filho de um senador do império mudou-se para o Rio de Janeiro com nove anos e após um ano ingressa no colégio instrução Elementar e após terminar os quatro anos de ginásio entra no ensino médio em uma escola no estado de São Paulo onde após o termino dos estudos da entrada na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco
Sua trajetória como escritor tem inicio com o livro “ os contrabandistas “ datado de 1847 concluído ainda na faculdade. Em 1850 termina sua faculdade e após quatro anos José de Alencar começa a trabalhar com o correio mercantil onde trabalhava com a seção de novidades (peças, livros, acontecimentos sociais etc), passando a redator do Diário do Rio de Janeiro em 1856, e é lá que publica sua obra mais conhecida.
O livro “O Guarani “ retrata a historia de amor entre um índio e uma donzela de Portugal, não só nesse mas como em outros livros José de Alencar uni romance e folclore em historias que criam um perfil em seus livros, onde em sua maioria contam com enredos que lembram historias indígenas e mostrava com isso a sua face regionalista, dispondo a imagem do interior ao leitor.
Em 1858 troca o jornalismo pela Secretaria do Ministério da Justiça onde alcança o posto de Conselheiro e após três anos é eleito pelo estado do Ceará deputado e reeleito outras quatro vezes. Em uma de suas visitas a sua terra José de Alencar se depara com a historia de Luciola e a transforma em livro.
Este grande autor da literatura nacional morreu de tuberculose no Rio de Janeiro em 1877, deixando seis filhos, entre eles Mario de Alencar que seque os gloriosos passos do pai. José de Alencar era integrante da academia