Biografia Gregori Powerpoint
1591 palavras
7 páginas
Universidade do Vale do Itajaí – Campu BCCurso de Arquitetura e Urbanismo – 4º período
Arquitetura
Brasileira
Gregori Warchavchik
Acadêmicas: Amanda Lavina, Ana Luiza Hotequil, Fabiana
Bocalon, Simaily Bortoluzzi
Professor: Leandro Gillioli
Balneário Camboriu – 04 de dezembro de 2013
Biografia
Gregori Ilych Warchavchik (Odessa, Ucrânia 1896 - São Paulo SP 1972).
Arquiteto. Formou-se em 1920, no Reggio Istituto Superiori di Belle Arti
[Real Instituto Superior de Belas Artes], em Roma, e trabalhou com os ex-professores Marcello Piacentini e Vincenzo Fasolo.
Mudou-se para o Brasil em 1923, contratado pela Companhia
Construtora de Santos, dirigida por Roberto Simonsen, onde permaneceu por três anos e meio como arquiteto assalariado. Em 1925, publicou o texto Futurismo? no jornal italiano de São Paulo Il
Piccollo ,traduzido e republicado no Correio da Manhã com o título Acerca da Arquitetura Moderna, considerado o primeiro manifesto de arquitetura moderna no Brasil.
Após se casar com Mina Klabin, filha de um industrial da elite paulista, em 1927, Warchavchik se naturalizou brasileiro e inseiu-se na sociedade paulistana e nos círculos modernistas, abrindo escritório próprio.
Biografia
Sua primeira obra, a casa da rua Santa Cruz, de 1928, é considerada o primeiro exemplar da arquitetura moderna no Brasil.
Em 1930, Warchavchik constrói a casa da rua Itápolis, inaugurada com a
"exposição de uma casa modernista", onde além da residência projeta peças de mobiliário, luminárias e esquadrias, e decora o ambiente com obras de arte e peças de design dos modernistas brasileiros.
É convidado por Le Corbusier, que visita a casa ainda em construção, para ser o delegado da América do Sul nos Congressos Internacionais de
Arquitetura Moderna - Ciam e, em 1931, Lucio Costa convida-o a dar aulas na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro.
Warchavchik expõe no Salão de 31 as únicas obras modernas construídas no
Brasil até então, e faz as