Biografia de William Turner
Delegação de Lisboa
Biografia de
William Turner
Cátia Jesus
11º Artes Gráficas
Escola Profissional Bento de Jesus Caraça
Delegação de Lisboa
Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres, em 23 de abril de 1775, e faleceu em Chelsea, no dia 19 de dezembro de 1851. Sua mãe sofria de graves distúrbios mentais e foi internada no ano de 1800, em Bedlam, onde morreu abandonada, quatro anos depois. O seu pai era barbeiro. Turner vinha de uma família modesta e nunca se casou. Teve, porém, uma amante durante toda a sua vida, de nome Sarah Danby.
William Turner foi um dos maiores nomes do romantismo , retratando a grandiosidade da natureza e a luta do homem pela sobrevivência. Em muitos dos seus quadros, o tema principal é a luminosidade atmosférica, o que influenciou de forma definitiva o movimento impressionista no final do século XIX.
Revelouse um prodígio na pintura desde pequeno e com apenas 10 anos já recebia encomendas. Em 1790, com apenas 14 anos foi admitido na, como estudante. em
1802 foi admitido como membro da academia, e iniciase como pintor topográfico.
Turner estudou os velhos mestres, Claude Lorrain e Nicolas Poussin sendo estes os seus favoritos e acabam por ter um grande impacto na sua pintura.
As suas obras iniciais seguiam a tradição paisagística topográfica de representar fielmente lugares reais. Tais obras garantiram, desde cedo, sua independência financeira. Aos 27 anos, tornase membro da Academia Real de Londres “Dolbadern Castle” foi o seu primeiro quadro exposto na academia, para marcar sua admissão.
Cátia Jesus
11º Artes Gráficas
Escola Profissional Bento de Jesus Caraça
Delegação de Lisboa
Turner utiliza um tema medieval: O Castelo Dolbadern na Snowdonia, onde um príncipe gaulês, Owen Gough, encontrou a morte. Aqui, Turner já abandona a descrição topográfica meticulosa em prol de uma atmosfera mais dramática.
Turner jamais se casou.