Biografia de Walter Moreira Salles
<< Walter Moreira Sales
Walter Moreira Sales nasceu em Pouso Alegre (MG) no dia 28 de maio de 1912, filho de João Moreira Sales e de Lucrécia Vilhena de Alcântara Moreira Sales. Em 1932 ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo (SP).
Ao atingir a maioridade tornou-se sócio da Moreira Sales & Cia., assumindo o cargo de gerente da seção bancária, o que o obrigava a viajar três vezes por semana para Poços de Caldas. A casa bancária, fundada em 1924, estava voltada para operações de financiamento da produção local de café por meio de convênios com o Banco Francês e Italiano, o Banco Alemão Transatlântico e outras instituições estrangeiras sediadas em São Paulo.
Concluiu o curso de direito em 1936 e quatro anos depois assumiu o cargo de diretor do recém-fundado Banco Moreira Sales, resultado da fusão da instituição financeira de seu pai com a Casa Bancária de Botelhos e o Banco Machadense.
Em 1948 Moreira Sales foi eleito para dirigir a Carteira de Crédito Geral do Banco do Brasil. Com a posse de Getúlio Vargas em 31 de janeiro de 1951, Horácio Lafer foi nomeado para ocupar o Ministério da Fazenda e convidou Moreira Sales, com quem possuía negócios comuns, para ser o diretor executivo da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc).
Sintonizado com o esforço desenvolvido pelo ministro da Fazenda em obter financiamento internacional para projetos elaborados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos, Moreira Sales integrou a delegação brasileira que participou em Washington da IV Conferência de Consulta dos Chanceleres Americanos, convocada em 1951 por iniciativa dos Estados Unidos.
Num contexto em que aumentavam as pressões dos Estados Unidos por um alinhamento mais efetivo do Brasil ao seu programa militar, Válter Moreira Sales deixou a direção executiva da Sumoc e assumiu, em junho de 1952, o posto de embaixador em Washington. Deixou a embaixada em agosto de 1953, retornando em seguida à