Biografia de Newton
Isaac Newton nasceu nas primeiras horas do dia de natal de 1642, na casa senhorial de Woolsthorpe, perto da aldeia de Colsterworth, cerca de 11 km ao sul de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra. Galileu havia falecido naquele ano, apesar disto, viveu numa época onde pôde utilizar dos trabalhos de pioneiros da ciência moderna, como: Kepler( que morrera 12 anos antes) e Descartes( que ainda vivia e trabalhava ativamente na Holanda).
Sua família era totalmente desprovida de destaque e cultura, eram pessoas humildes e trabalhadoras, que viviam de atividades do campo, no qual ocupavam um patamar mais baixo da escala social.
Seis meses depois do casamento Isaac Newton (pai) faleceu, no qual era um homem impetuoso, extravagante e fraco, deixou bens e uma viúva grávida. Com isso, essa propriedade rural da família passou a ser administrada por sua mãe, Hannah Ayscough Newton.
Apesar de vir de família de gentlemen, que enviava os filhos (homens) estudar em Cambridge e em Oxford, Hannah era quase analfabeta, como era comum às mulheres da época. Consequentemente dava pouca importância à educação, até porque seu marido, iletrado, havia sempre administrado com sucesso suas propriedades. Aparentemente amava Isaac como qualquer mãe, mas, insegura após a morte do marido, sem um filho grande para assumir os negócios, se viu forçada a casar de novo e deixar Newton em casa, com os avós.
Casou-se, assim, com o pastor Barnabas Smith (reitor de North Witham), deixando-o em Woolsthorpe (o quarto de Newton possuía estantes com cerca de 300 livros que haviam pertencido a seu padrasto) para ser criado pelos avós, o que o desgostou profundamente e, talvez, tenha contribuído para seu temperamento introvertido e suas dificuldades de relacionamento. Além da morte de sua mãe.
Newton era uma criança solitária e introvertida; era carente de companhia, mas não sabia se relacionar com os colegas. Sentia-se traído pela mãe, que retornou com três novos filhos, seus meio-irmãos,