Biografia de Martin Luther King
Martin Luther King
Vida em defesa dos direitos sociais para negros e mulheres.
Ano lectivo 2013/2014
Psicologia b
Beatriz Moreira, 12ºF
Biografia
Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e activista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, apoiado na igualdade de direitos sociais e económicos.
1. A SUA INFÂNCIA
Martin Luther King, Júnior, nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, no Estado de Geórgia, no sul dos Estados Unidos da América.
O pai de Martin, com o mesmo nome do filho, era sacerdote e pregador, com uma posição de grande importância na comunidade negra. A igreja tinha um grande papel na vida dos negros do sul pois era o coração e conforto desta comunidade, cuja vida era bastante difícil.
Quando era ainda criança, já sofria o peso do preconceito racial. Muitas coisas, todos os dias, lhe faziam perceber que ser negro era ser cidadão de 2ª classe.
À medida que ia crescendo, aprendeu que as duas raças fazendo vidas completamente separadas, era uma realidade na vida dos negros do sul. Por ser negro, só podia frequentar certos estabelecimentos públicos e sanitários, pois para isso tinham escrito em letreiros "Só para negros". Os negros não podiam ficar juntos dos brancos numa plateia no cinema e nos autocarros não podiam igualmente ir sentados ao pé uns dos outros.
Esta situação era uma consequência da história do seu país. Tinha sido à custa da escravatura. A grande maioria dos escravos, de origem africana, viveu uma vida de sofrimento até cerca de 1863, antes do final da guerra civil, que lhes reconheceram o direito a serem livres. Um novo período começou. No entanto, a vida de milhares de negros continuou a ser muito difícil. Viviam nos subúrbios das grandes cidades e eram obrigados a