Biografia de lodovico ferrari
Lodovico Ferrari (2 de Fevereiro de 1522- 5 de Outubro de 1565) foi um notável matemático italiano. Nascido em Milão, Itália, neto de Bartholomew Ferrari, estabeleceu-se em Bolonha, Itália.
Chegou a casa de Gerônimo Cardano aos catorze anos para ser seu empregado. Cardano logo que se apercebeu da sua excepcional capacidade de ler e escrever, nomeou-o seu secretário, além de lhe ensinar matemática.
Lodovico não o decepcionou e logo se tornou um grande geómetra e herdou o posto do mestre na Fundação Piatti, em Milão (1540), derrotando facilmente um concorrente em um debate decisivo pelo posto. Após conhecerem a solução das equações cúbicas de Nicollo Tartaglia, ele descobriu a solução das quárticas (1540). Ambos viajaram à Bolonha e visitarem o colega matemático e comerciante local Hannibal della Nave. E ao lhe confessarem que sabiam como solucionar as cúbicas e as quárticas, este último lhes apresentou um manuscrito de seu avô Scipione del Ferro com uma solução das cúbicas anteriores.
A descoberta de Tartaglia, provando que este último não teria sido o primeiro a fazer a descoberta. Cardano publicou então seu famoso Ars Magna (1545) com as fórmulas de seu pupilo e de Tartaglia, mas defendendo a paternidade de del Ferro, o que enfureceu o pretenso pai da solução das cúbicas. Tartaglia tentou um debate com Cardano, mas diante da placidez do mestre, seu discípulo tomou as dores e desafiou Tartaglia, que embora insatisfeito aceitou o desafio (1548). No primeiro dia do debate, no Frati Zoccolanti, em Milão, embora debatendo com um inexperiente, Tartaglia percebeu a superioridade do desafiante e não voltou para a continuação no dia seguinte, fugindo a noite e carregando uma covarde e humilhante derrota e dando a fama para Lodovico. Ganhou vários prémios, foi convidado para ser tutor do filho do imperador e tornou-se assessor do governador de Milão. Ganhou bastante dinheiro e resolveu voltar à Bolonha (1565). Foi convidado para ensinar matemática