Biografia de Leonardo da Vinci (Ensino Fundamental)
Leonardo di Ser Piero nasceu na cidade de Vinci, próxima à Florença, na Toscana, Península Itálica, no dia 15 de abril de 1452.
Seu pai, um rico tabelião florentino chamado Ser Piero di Antonio e sua mãe, uma camponesa chamada Caterina não eram casados. Portanto, Leonardo era considerado filho ilegítimo. O pai, Ser Piero, não quis dar o nome ao filho, que adotou o nome da cidade de Vinci como sobrenome. É por isso que atualmente ele é conhecido como Leonardo da Vinci. Na maioria das vezes ele assinava seus trabalhos apenas como Leonardo ou Io Leonardo. Ainda muito novo, o talento de Leonardo foi notado pelo pai, que mandou-lhe para a escola de artes de Andrea del Verrocchio, onde logo destacou-se.
Esse homem tinha uma incrível vontade de saber. Passava noites dissecando corpos e estudando-os.
Foi um artista plástico destacado no período renascentista e conhecido e admirado até os dias de hoje. É o autor da obra mais famosa e visitada, a Gioconda e da mais reproduzida, a Última Ceia. Entretanto, nem todos sabem que, além de pintor, Leonardo da Vinci também foi anatomista, cientista, músico, filósofo, professor, arquiteto, engenheiro, poeta, físico, matemático, naturalista, inventor, escultor, gastrônomo, pacifista, escritor, botânico, zoólogo, geólogo, piadista, cozinheiro, etc. É considerado um dos maiores gênios do mundo.
Dizem que Leonardo media cerca de dois metros de altura e que além de tudo cantava bem e era muito belo, com seus cabelos louros e olhos azuis. É provável que ele tenha sido o modelo para a escultura de Davi, de Andrea del Verrocchio.
Leonardo da Vinci fez muitos projetos, desenhos, anotações, etc., dos quais mais de 6000 já foram encontrados e estudados e estima-se que 18000 deles ainda estão perdidos.
Em 1516 partiu para a França, convidado por Francisco I, onde faleceu três anos depois, no dia dois de maio de 1519.
2. A VIDA DE LEONARDO
2.1. Infância e Juventude
No dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci,