Biografia de ivan petrovich pavlov
O fisiologista, Ivan Pavlov (1849-1936) nasceu na Rússia central, no dia 14 de setembro. Irmão mais velho de uma família desenvolveu precocemente responsabilidade e a disposição para trabalhar. Posteriormente surgiu o intuito de se tornar pastor, matriculou-se no seminário, mas logo mudou de opinião depois de ler Darwin. Sua origem era de grupos sociais que se dedicava a atividades agrícolas, contudo essa condição social produzia um intelectual extremamente dedicado, que concentrava a vida nas realizações intelectuais para explicar a sua existência.
Assim sendo Pavlov lançou mão da firmeza e da brandura do camponês russo para dedicar-se à ciência e à pesquisa experimental. A dedicação de Pavlov à pesquisa era total ele recusava-se a desviar a atenção com questões do dia a dia como: o salário, as roupas ou as condições de vida. Na sua vida conjugal fez um pacto com a esposa Sara, prometeu jamais beber ou jogar e sair apenas nos sábados e domingos à noite.
Enquanto Sara cuidava dos problemas cotidianos para que nada interferisse nas tarefas do marido, assim ele seguiu uma rotina rigorosa, trabalhando sete dias por semana. Ele parecia nunca se comover com dificuldades, elas realmente não o preocupavam. Conta a historia que Sara era obrigada a lembrá-lo de ir receber o salário, fato que acontecia frequentemente, passou por dificuldade financeira na época em que seu filho nasceu, vivia com parentes que sabendo das dificuldades ofereceram-lhe dinheiro sob o pretexto de pagar pelas aulas que pediram para ele, entretanto gastava o dinheiro com os cachorros para o seu laboratório.
Posteriormente com a formação universitária Pavlov, passou a ser membro de uma classe emergente na sociedade russa, diferente das outras classes, ou seja, distinta da nobreza e do campesinato, a intelligentsia.
Pavlov formou-se em 1875 e começou a estudar medicina, não para se tornar médico, mas na perspectiva de seguir a carreira na pesquisa fisiológica, estudou