Ferramentas case uml
FERRAMENTAS CASE UML
Montes Claros/MG Agosto de 2012
FERRAMENTAS CASE UML
Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros como exigência parcial para obtenção de nota da disciplina de Engenharia de Software II ministrada pelo professor Aderbal Esteves.
Montes Claros/MG Agosto de 2012
INTRODUÇÃO Segundo a OMG (Object Management Group) a UML é uma linguagem para visualização, especificação e documentação de artefatos de um software orientado a objeto. A grande vantagem dessa linguagem é que ela é a única para s quatro atividades: analise, “design”, implementação e teste. A UML permite a visualização de diagramas padronizados, que possibilitam agrupar elementos básicos e suas relações de forma lógica ou estrutural. Em UML existem diferentes tipos de diagramas, cada um com usa um subconjunto de elementos com diferentes tipos de relações. Os principais diagramas são: Diagrama de caso de uso, diagrama de classes, diagrama de sequência, diagrama de colaboração, diagrama de componentes, diagrama de instalação (SILVA). Dentre as principais ferramentas que utilizamos em UML são: DIA, ArgoUML e StarUML.
DIA Funcionalidades Possui objetos especiais de lógica, entidade e relacionamento, diagramas UML, fluxogramas, diagramas da rede, e circuitos simples entre outros. Com o Dia podem ser feitos a maioria dos Diagramas da UML, sua estrutura e simplesmente a união de componentes/objetos utilizados na Modelagem UML. Interface Possui uma interface com poucas opções e com ícones bastante sugestivos para os usuários.
Facilidade de uso O Dia não é um software fácil de utilizar de imediato. Minha principal crítica quanto a essa ferramenta é com relação à dificuldade em se manipular as setas e outras ferramentas durante a construção dos diagramas UML. Relatórios A