Biografia de froebel e contribuições para a educação
Este trabalho tem o intuito de demonstrar, através de pesquisas bibliográficas, a vida e as contribuições de Friedrich Froebel á Educação infantil.
Froebel, nascido na Alemanha, é considerado o iniciador dos jardins de infância, os quais, para ele, deveriam ajudar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se se baseando na auto-atividade.
Observa-se, também, o conceito que Froebel atribuiu á Educação, considerando-a como um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação á natureza e a sociedade.
Pode-se afirmar, fundamentada na pesquisa bibliográfica, que uma das melhores idéias com que Froebel contribuiu para a Pedagogia Moderna foi a de que o homem é essencialmente dinâmico e produtivo, não receptivo.
O homem é uma força e não uma mera esponja que absorve o conhecimento exterior. Com essa idéia ele mudou completamente o conceito tradicional do processo educacional, o que se verificará nesta pesquisa.
Biografia de Froebel
Froebel nasceu em Oberweißbach, sudoeste da Prússia (1), em 21 de abril de 1782. Sendo o sexto filho do pastor protestante Johann Jakob Froebel e de Eleanore Hoffman, nove meses depois de seu nascimento a mãe faleceu em função de problemas decorrentes do parto, dessa forma recebeu os cuidados de irmãos mais velhos. Posteriormente mudou-se para Stadtilm, onde fez a escola primária, sob a proteção de um tio materno. Seu pai casou-se novamente em 1785, viveu, portanto, uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática e linguagem, e a explorar as florestas perto de onde morava. Apesar da ausência, foi o pai quem ensinou Froebel a ler, escrever e calcular; considera-se importante salientar que era considerado lento nos estudos, portanto deveria seguir uma carreira prática. Em 1797, aos quinze anos, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, momento em que se iniciou seu interesse pela