Froebel
O século XVIII, também conhecido como o século das luzes, apresentou transformações singulares, fundamentais para reavaliações interpretativas no que tange ao desenvolvimento infantil. Os processos de aprendizagem e todas as problemáticas ali envolvidas se tornam frutos de estudos próprios.
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar, ainda que de maneira sucinta, a vida e as contribuições de Friedrich Froebel à Educação Infantil.
Froebel é considerado o iniciador dos Jardins de Infância, os quais, para ele, deveriam auxiliar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se, baseando-se na autoatividade.
Observar-se-á, também, o conceito que Froebel atribuiu à Educação, considerando-a como um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e a sociedade. Pode-se afirmar, que uma das melhores ideias. Com que Froebel contribuiu para a Pedagogia Moderna foi a de que o homem é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. O homem é uma força e não uma mera esponja que absorve o conhecimento exterior. Com essa ideia ele mudou completamente o conceito tradicional do processo educacional, o que se verificará nesta pesquisa.
2. Biografia
Nascido em Oberweibach, Alemanha, no ano de 1782 e tendo vivido até 1852, o filho de um pastor protestante, Friedrich Froebel ficou pela infelicidade do destino, precocemente órfão de mãe, fato que o levou aos cuidados de sua