Biografia de eva peron
Eva Maria Ibarguren, ou simplesmente Evita, como ficou conhecida, filha caçula de um grande proprietário de terras, Juan Duarte, com sua amante, Juana Ibarguren, nasceu em 7 de maio de 1919,na cidade de Los Toldos nos Pampas Argentinos. Passou sua infância em sua cidade natal, onde ela e seus quatro irmãos sofreram muito por serem filhos ilegítimos. Aos 11 anos mudou-se com sua família para Junín, província de Buenos Aires. Quatro anos depois, foi sozinha para Buenos Aires para tentar alcançar o estrelato.
Só, sem recursos e com pouca instrução, Eva Perón passou por inúmeras dificuldades até chegar a ser uma atriz de certo renome no rádio, onde participava de um programa de muita audiência e fazia algumas peças de teatro. Em 1944, conheceu Juan Domingo Perón durante uma campanha de socorro às vítimas do terremoto de San Juan.
Nessa época Perón estava à frente do Ministério do Trabalho e gostava de chocar seus correligionários e amigos ao apresentá-la formalmente como sua amante. Após tingir seus cabelos de loiro para um filme, que depois se tornou sua marca registrada, Evita falsificou os seus documentos, transformando-se em Maria Eva Duarte, nascida em Junín, em 1923, para poder casar-se legalmente com o coronel Perón. Após sua forte atuação na campanha presidencial, levou Perón ao poder em fevereiro de 1946.
No papel de primeira-dama, Evita desenvolveu um trabalho intenso no lado político, criando o Partido Peronista Feminino e dando direito a voto às mulheres em 1947. Ao mesmo tempo, desenvolveu a Fundação Eva Perón, onde trabalhava mais de 18 horas por dia, distribuindo alimentos, roupas, construindo hospitais, escolas, lares para mães solteiras e asilos para idosos.
Após vários meses de sofrimento pelo câncer diagnosticado em 1946, Eva Perón faleceu no dia 26 de julho de 1952, com apenas 33 anos. A sua morte causou uma comoção nacional sem precedentes na história da Argentina, seu velório durou 14 dias, sendo acompanhado por