Cosmeticos
Física experimenta B
“Lei de OHM e Resistividade Elétrica”
Lorena Alencar Belfort
21000379
Manaus-AM
Introdução
O físico alemão Georg Simon (1787-1854) verificou, em um experimento, que mantida a temperatura constante, o quociente da ddp aplicada pela respectiva intensidade de corrente elétrica resultava em uma constante característica do resistor, R. Esta grandeza ficou conhecida como ”resistência elétrica do resistor”, que depende do condutor e da temperatura.
“No caso, o quociente do resistor nos terminais de um resistor pela intensidade de corrente elétrica que o atravessa é constante e igual à resistência elétrica do resistor”. ( Os fundamentos da física 3, Toledo/ Ramalho).
“Em um resistor ôhmico, mantido a temperatura a temperatura constante, a ddp aplicada é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica que o atravessa.”( Moderna Plus, Ramalho)
“Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica.” ( Wikipédia: Resistência elétrica).
A resistência elétrica de um resistor depende da temperatura em que ele se encontra, do material que o constitui, do seu comprimento e da área de sua seção transversal. A grandeza que caracteriza o material é a resistividade, e seu valor depende da temperatura.”(