Biografia Armando Nogueira
Pedro Luiz da Costa Monteiro Gonçalves
Turma: C
Professor: Luis Fernando Vieira
"Para entender a alma do brasileiro é preciso surpreendê-lo no instante de um gol.”
A vida do jornalista, escritor, cronista e editor:
Armando Nogueira
Índice:
1 O começo de tudo
2 As outras paixões
3 Jornal Nacional
4 Entrevistas
5 Crônicas
6 Prêmio Armando Nogueira
7 Bibliografia
Filho do oficial de justiça Rodovaldo Justiniano Nogueira e da dona de casa Maria Soares Nogueira, Armando Nogueira nasceu em 14 de janeiro de 1927, na cidade de Xapuri, no Acre. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e se matriculou na Faculdade de Direito, curso que concluiu em 1953. Três anos antes, porém, iniciou sua carreira de jornalista no Diário Carioca, onde trabalhou durante dez anos como repórter em várias editorias, copidesque, colunista esportivo e comentarista político.
Xapuri, a cidade em que nasceu
“Só quem voa descobre o tamanho de Deus”
Armando Nogueira veio para o Rio de Janeiro com a intenção de se tornar piloto de avião, a sua maior paixão era voar. Porém o jornalismo apareceu em sua vida e estar no ar virou um hobby para Armando que adorava pilotar ultraleves.
A sua paixão era tão grande que o jornalista foi um dos fundadores do clube CEU de aviação, fundado em 23 de outubro 1982 como uma entidade civil sem fins lucrativos por um grupo de pioneiros dentre os quais, visando á pratica da aviação ultraleve com estímulo às demais modalidades do vôo esportivo.
Armando e amigo no clube CEU
O Botafogo
Armando Nogueira nunca escondeu por qual clube torcia, botafoguense doente, Armando sofria e comemorava as tristezas e al glórias do clube carioca.
Uma crônica de Armando resume bem o