Biofísica
1 - Uma solução hipotônica é necessariamente uma solução hiposmótica? Por quê?
Não, porque uma não depende da outra. Uma solução hipotônica fará a célula inchar, já em uma solução hiposmótica é a comparação de um meio com uma menor concentração de solutos com um meio com uma maior concentração de solutos, ambos separados por uma membrana semipermeável. A tonicidade envolve a célula, e osmoticidade envolve soluções.
2 - Dentre as situações abaixo, quais não alteram a concentração osmótica dos nossos fluidos internos? Por quê?
Beber muito água (altera porque a água entra nas células inchado-as), Beber salina isotônica (altera apenas o volume), Ingerir muito sal (não altera porque a água que sai das células em direção ao sangue diluem o sal), hemorragia (não altera porque ocorre a perda de solutos e água), diarreia (altera porque perde muita água).
3 - Um dos cuidados que se deve ter, após atividade física, é ingerir bebidas conhecidas como isotônicas. Mas esse cuidado muitas vezes parece tão “modismo” quanto a prática do exercício. Muitas pessoas não sabem exatamente porque tomam isotônico (tipo Gathorade), qual seria sua função em nosso organismo?
Os isotônicos possuem a função de repor a água e os solutos perdidos durante a atividade física.
4 – Glicose pode entrar nas células por difusão? Explique.
Apenas por difusão facilitada, por meio de proteínas transportadoras (GLUT).
5 - Na figura abaixo, o que aconteceria com o transporte de Na+ pela membrana apical, se aplicássemos na membrana basolateral uma droga que bloqueia a Na+/K+ ATPase?
O sódio continua entrando até que a concentração interna se iguale da concentração externa.
6 – Como funciona um diurético?
O diurético é usado para eliminar o excesso de sal e água. Eles funcionam fazendo os rins expelirem mais sódio pela urina. Em troca, o sódio carrega a água do sangue. Isso reduz a quantidade de líquido nos vasos sanguíneos, o que