Biofísica radiações ionizantes
Taguatinga – DF
Junho 2014
Radiações
São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, cargas magnéticas mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa. Podem ser caracterizadas como ionizante e não ionizante, sendo a principal diferença entre elas a energia e portanto a frequência ou, se você preferir, o comprimento de onda.
Normalmente as radiações que transportam mais energia se originam em núcleos atômicos, já que levam consigo a energia a energia das forças nucleares, que são forças que atuam no núcleo do átomo.
Radiações Ionizantes
A ionização ocorre quando a energia da radiação incidente sobre um material é suficiente para extrair elétrons dos seus átomos. Radiação capaz de produzir ionização na matéria.
Radiações Não Ionizantes
Quando sua energia não é suficientemente grande para extrair elétrons dos átomos; nesse caso, pode ocorrer a excitação do átomo, em que os elétrons são levados a camadas mais externas do átomo sem, serem ejetados.
Radiação Alfa A radiação alfa é, na verdade, um feixe de partículas. O decaimento alfa acontece quando um núcleo (natural ou produzido artificialmente), em geral pesado, emite uma partícula composta por dois prótons e dois nêutrons, ou seja, por um núcleo hélio.
Radiação Beta
Assemelha-se a um elétron, ou seja, é uma partícula com massa muito pequena; porém ao contrário dos elétrons que habitam a eletrosfera, as partículas beta se encontram no núcleo, isto é, a partícula beta é elétron do núcleo.