Radiobiologia
Disciplina de Biofísica
Estudo Dirigido – Radiobiologia
1 Conceitue radiobiologia.
Radiobiologia é a ciência responsável por estudar os efeitos de radiações ionizantes e excitantes nos seres vivos e, concomitantemente, analisar efeitos biológicos, tais como: alterações no DNA e síntese proteica (mecanismo da ação direta do efeito biológico das radiações), além da formação de radicais livres a partir da interação com água (mecanismo de ação indireta do efeito biológico das radiações).
2 O que é uma radiação ionizante?
Radiações ionizantes são aquelas capazes de ionizar a matéria, ou seja, ao atingir os átomos desta matéria, pode retirar ou doar elétrons, acarretando na formação de íons. Tais íons são altamente reativos e podem alterar a estrutura químico-funcional da matéria.
3 Quais são as radiações ionizantes.
São consideradas radiações ionizantes, as emissões α, β, γ e Raios X. Vale ressaltar que, em radiobiologia, são consideradas radiações ionizantes aquelas que possuem energia superior a 10 eV (elétron-Volt).
4 Conceitue radioterapia
Radioterapia é um tratamento baseado no uso de radiação ionizante com intuito de eliminar, destruir ou impedir o crescimento de células tumorais. A radiação permanece no corpo do paciente apenas durante o uso do aparelho.
5 O que é radiossensibilidade celular? A radiossensibilidade celular é o grau e a velocidade de resposta dos tecidos à irradiação. Segundo Tribodeau e Bergonier a radiossensibilidade está associada à atividade mitótica da célula: por um lado, quanto mais indiferenciado e proliferativo o tecido, mais sensível à irradiação e, por outro, quanto mais diferenciado e estável, mais resistente. A radiossensibilidade também depende da origem do tecido: quanto mais sensível o tecido original, mais sensível o tecido derivado.
6 O que diz a portaria n. 453, de 1/junho/98 A Portaria n. 453 de 1 de junho de 1998 aprova o Regulamento Técnico que