Biofisica
Docente: Marcos Henrique Abreu de Oliveira
Disciplina: Biofísica
Curso: Licenciatura em Biologia Período: 3°
Discentes:
Marcia Sabino da Silva
Tamires Correia dos Santos
Palmeira dos Índios - Al
2014/2
INTRODUÇÃO
OLHO
O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.
ANATOMIA DO OLHO HUMANO
As três membranas que revestem o olho são:
Esclera – é o branco dos olhos. É a camada mais resistente. Na parte anterior do olho, no lugar da esclera, localiza-se a córnea, que é uma membrana transparente. Coroide – é a membrana intermediária, onde ficam os vasos sanguíneos. Na parte anterior do olho, no lugar da coroide encontra-se a íris, a parte colorida do olho. No centro da íris está a pupila, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com a finalidade de regular a quantidade de luz que entra no olho. A pupila demora segundos, ou até minutos para se ajustar a mudanças bruscas de iluminação.
Retina - é na retina que são encontradas as células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos, sendo esta a camada mais interna do bulbo do olho. As células receptoras podem ser de dois tipos: os cones (células que percebem as cores) e os bastonetes
(células que percebem o branco, o preto e cinza. O nervo ótico é ligado à retina, de onde capta e transmite os impulsos nervosos até o cérebro.
DEPENDÊNCIA
QUÍMICA
O cristalino é um citosistema altamente organizado que se localiza entre a íris e o humor vítreo. Trata-se de um estrutura biconvexa, gelatinosa, possuindo grande elasticidade que diminui progressivamente com a
idade.