biofisica
Célula haplóide
As células haplóides são aquelas que apresentam um único lote cromossômico, representadas por n=23. São células que apresentam apenas um cromossomo de cada tipo, espermatozóide e ovócito. Célula diplóide
As células diplóides são aquelas que apresentam dois lotes cromossômicos, um que vem da mãe, outro, do pai, representadas por 2n=46. São todas as células do nosso corpo. Mitose
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula-mãe diplóide passa por uma série de eventos, originando no final do processo duas células-filhas, também diplóides, ou seja, idênticas à célula que lhes deu origem (célula-mãe). Este processo é comandado pelo núcleo da célula através dos cromossomos.
A célula humana apresenta 46 cromossomos (diplóide), mantendo esse número nas células-filhas após a divisão. Pelo fato de manter o número de cromossomos da célula-mãe nas células-filhas,a mitose é chamada de processo de divisão equacional.
De acordo com os eventos que ocorrem durante a divisão celular, a mitose é dividida em 4 fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
O processo se inicia com a condensação dos cromossomos, o que os torna mais curtos e grossos, permitindo assim a separação dos 46 cromossomos; a seguir ocorre o rompimento do envoltório nuclear, liberando os cromossomos no citoplasma da célula, para que estes possam ser divididos para duas novas células. Nessa etapa os cromossomos assumem uma posição equatorial na célula e se prendem a fibras protéicas, originadas pelos centríolos.
O passo seguinte é separar cada par de cromossomos, que se dispõem nos pólos da célula. Ao final da divisão, cada conjunto de cromossomos, localizado nos pólos opostos, é envolvido novamente pelo envoltório nuclear; o citoplasma também se divide, originando assim as duas novas células.
A mitose, por manter todas as características da célula de origem, tem como funções, o crescimento, o desenvolvimento e a