biofisica
Correlação anatomoclínica
Autossômico: é o gene localizado nas autossomas, a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afetados.
Dispnéia: é um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta.
Dissecção: na área da anatomia humana é o ato de explorar o corpo humano, ou seja, através de cortes possibilitarem a visualização anatômica dos órgãos e regiões que existem no corpo humano e assim possibilitar o seu estudo.
Edema: consiste em um acúmulo anormal de líquido no compartimento extracelular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da pressão hidrostática,
Etiologia: é o estudo ou ciência das causas.
Ecocardiográfico: abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom.
Enalapril: é um pró-fármaco utilizado no tratamento da hipertensão.
Espironolactona: é um diurético poupador de potássio que impede que o organismo absorva muito sal e previne que os niveis de potássio fiquem muito baixos.
Ectopia lentis: é um deslocamento ou mau posicionamento do olho do cristalino da sua localização normal.
Endocardite: é uma infecção que atinge parte da membrana mais interna do coração, o endocárdio, que está em contato direto com o sangue interno.
Endarterite: inflamação da endartéria de uma artéria, geralmente acompanhada de inflamação das outras túnicas vasculares.
Estenose: é um estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, outro órgão ou estrutura tubular do corpo.
Furosemida: é um medicamento da classe dos diuréticos da alça, atuante na alça de Henle e intensificador da excreção de urina e sódio pelo organismo.
Hemiparesia: é a paralisia parcial de um lado do corpo.
Hipocinético: Caracterizado por atividade funcional diminuída. Designativo dos medicamentos que modificam a ação nervosa.
Hemoptise: