BioFisica
Kamilla Gonçalves de Oliveira
Suzana Vanessa Buzato
O MODELO HIDRODINÂMICO DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA.
Vitória
Julho de 2014
Joyce Alves Filgueiras
Kamilla Gonçalves de Oliveira
Suzana Vanessa Buzato
O Modelo Hidrodinâmico da Circulação Sanguínea.
Dissertação apresentada para avaliação na disciplina de Física Aplicada às Ciências Biológicas, do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espirito Santo.
Professor: José Maria Pires
Vitória
Julho de 2014
Lista De Imagens
Sumário
1- INTRODUÇÃO
A nutrição celular proporciona o crescimento e a manutenção a vitalidade do organismo. O sistema circulatório leva material nutritivo e oxigênio até as células, também leva produtos do metabolismo das células até os órgãos que podem utiliza-los ou elimina-los, esta e a função básica do sistema circulatório. O sistema circulatório é um sistema fechado, constituídos por tubos que circulam líquidos no seu interior, sem comunicação com o meio exterior, assim efetuam trocas de forma eficiente. Esses líquidos podem ser sangue e linfa, que quando circulam nos vasos, são denominados sanguíneos ou linfáticos. Esses líquidos circulam nos vasos através do coração que os bombeiam, como se fosse uma verdadeira bomba. Os órgãos hematopoiéticos produzem os componentes do sangue e linfa, que são eles, medula óssea, baço e o timo.
Em síntese o sistema circulatório pode ser dividido em sistema sanguíneo composto por artérias, veias, capilares e coração e em sistema linfático, formado por capilares linfáticos, coletores linfáticos e linfonodos.
As veias são vasos que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração de paredes relativamente fina. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares