biofisica aplicada a estetica
Energia nuclear ‘’é a energia libertada em processos de transformação de núcleos atômicos’’. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
Utilização da energia nuclear.
Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o urânio e o Tório.
Dois mineiros ‘’radioativos’’, embora o urânio sejao mais utilizado e conhecido, devido às reservas de urânio serem abundantes, o que não põe em causa o seu esgotamento a curto ou a médio prazo. O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto.O urânio quando se encontra à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido.
Método para obtenção da energia elétrica Nas usinas nucleares, a energia é obtida por meio da fissão nuclear, que corresponde à divisão de um núcleo atômico pesado e instável provocada por um bombardeamento de nêutrons moderados, originando 2 núcleos atômicos médios, liberação de 2 ou 3 nêutrons e uma quantidade de energia. É exatamente a obtenção dessa energia que se pretende nas usinas e, portanto, nos reatores nucleares. O esquema abaixo nos ajuda a entender o funcionamento dos reatores nucleares:
Um reator conta com barras de combustível físsil, geralmente elas são compostas de cerca de 400 pastilhas pequenas de urânio ou o plutônio. É interessante que apenas duas pastilhas de urânio são suficientes para suprir energia elétrica para uma residência média por um mês e uma barra de combustível pode atender uma cidade de 20 000 habitantes por 24 horasEssas barras de combustível são colocadas de maneira intercalada com as barras de controle. Conforme explicado, nêutrons são