Biofilme Oral
O Biofilme Oral
Setembro 2011
Curso de Higiene Oral
A cavidade oral
A cavidade oral é caracterizada por ser um ambiente onde ocorrem diversas interacções entre microrganismos, estruturas e fluidos orais.
1
12/10/03
A cavidade oral
A relação existente entre o ambiente e a comunidade microbiana é bidireccional, ou seja, apesar de as características do meio ambiente estabelecerem o tipo de microrganismos que lá podem existir, o metabolismo dos microrganismos pode modificar as propriedades físicas e químicas do seu habitat.
Biofilme
Um biofilme é uma comunidade que se comporta como um sistema, formado por organismos firmemente unidos uns aos outros e a um substrato sólido embebidos numa matriz extracelular de polímeros do hospedeiro e de origem microbiana, apresentando capacidade de organização e de resistência a perturbações do ambiente.
Sbordone e Bortalia, 2003
2
12/10/03
Biofilme
Os biofilmes desenvolvem-se em praticamente todos os locais onde haja superfícies húmidas.
Socransky e Haffajee, 2002
Biofilme
A unidade básica estrutural do biofilme é a microcolónia, que pode ser composta por uma única espécie ou por comunidades de várias espécies de bactérias, dependendo dos parâmetros ambientais que condicionam a sua formação.
Davey e O’Toole, 2000
3
12/10/03
Biofilme
A organização em biofilme proporciona protecção contra microrganismos competidores e contra mecanismos de defesa do ambiente ou do indivíduo.
(Socransky e Haffajee, 2002, Rodriguez-Martinez e Pascual, 2008)
Biofilme
A formação de um qualquer biofilme microbiano consiste genericamente em três fases nas quais se procede à ligação inicial do microrganismo a uma superfície, seguida da formação de microcolónias e finalmente à maturação das microcolónias num biofilme amadurecido rodeado de substância polimérica extracelular.
(Davey e O'Toole, 2000; Baehni e Takeuchi, 2003;