bioestatistica
Recolhidos os dados de uma amostra, é necessário obter um conjunto de números que nos permita, com a maior facilidade, fazer os estudos e comparações necessárias. Dessa forma, poderemos localizar a maior concentração de valores de uma dada distribuição, isto é, se esses valores concentram-se no início, no meio ou no final da distribuição ou ainda se há uma distribuição por igual.
As medidas de posição mais importantes são as Medidas de Tendência Central, que recebem tal denominação pelo fato de os dados observados tenderem, em geral, a se agrupar em torno dos valores centrais. Dentre as medidas de tendência central, destacamos. a) Média Aritmética; b) Moda; c) Mediana.
As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a) A própria mediana; b) Os quartis; c) Os decis; d) Os percentis.
MÉDIA ()
MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES ()
Dados não agrupados
É a divisão da soma de todas as variáveis pelo número total de variáveis.
Sendo: a média aritmética o somatório das variáveis o número que representa a quantidade de variáveis.
Exercício de fixação 1: Sabendo-se que a produção leiteira diária de uma certa vaca, durante uma semana, foi de 10, 14, 13, 15, 18 e 12 litros, calcule a média diária em litros dessa produção.
MÉDIA ARITMÉTICA PONDERADA ()
Dados agrupados sem intervalos de classe
Exercício de Fixação 2 :
Consideremos a distribuição de uma amostra de 34 casais pesquisados, em relação à quantidade de filhos, tomando xi para variável número de filhos do sexo masculino. Calcule a média de filhos entre os 34 casais.
nº meninos (xi) fi 0
2
1
6
2
10
3
12
4
4
Total
34
Dados agrupados com intervalos de classe
Exercício de Fixação 3 :
Em uma academia educacional registrou-se a altura de uma turma de 40 alunas de engenharia entre 20 e 26 anos, como mostram os dados em intervalo de classe a seguir, em centímetros. Calcule a média entre as alturas.
l |― L
(altura em cm) fi 150 |― 154