bioestatistica
O pH é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. O pH é definido pelo logaritmo AH+, assim sua fórmula é: pH = - logAH+, onde é determinado a concentração efetiva ou atividade de íons H+.
A medida do pH na área de abastecimento de água é muito importante, no Brasil o pH das águas variam entre 6,5 e 8,5, que é um meio que varia entre pouco ácido e básico, já que a escala varia entre até 7 o meio é ácido e acima de 7 o meio é básico. A importância do pH no abastecimento de água se dá pelo fato que a depender do pH podem ocorrer corrosões, abrandamento e desinfecção, além coagulação química. O pH é ainda um dos parâmetros mais importantes para determinação das espécies químicas de interesse tanto da análise da água potável quanto das águas residuárias.
O pH é determinado pela eletrometricamente com a utilização de um potenciômetro e eletrodos. A medida eletrométrica tem como principio a determinação da atividade iônica do hidrogênio, através do eletrodo padrão de hidrogênio, porém esse método não é bom o suficiente para ser universal. Assim deve-se usar eletrodo de vidro. O eletrodo de referência consiste de uma célula de potencial constante e determinado, ele é útil nas determinações de pH, potencial de oxidoredução e por espécies iônicas, porque ele se baseia na diferença de potencial entre o eletrodo específicos e o eletrodo de referência.
O que pode interferir na reação para determinação do pH são:
Temperatura
- efeitos mecânicos causados por mudanças nas propriedades dos eletrodos.
- efeitos químicos causados por mudanças no equilíbrio químico que agem.
Utensílios
- Ph-metro com capacidade para leitura de diferença de potencial ou pH, numa escala de 0 a 14.
- Eletrodo sensor de temperatura;
- Eletrodo de referência conforme a necessidade e compatível com o modelo do pH-metro;
- Eletrodo de vidro ou combinado conforme a necessidade e compatível com o modelo do