Esboços de Frank Gehry
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: Projeto Arquitetônico I
Professor: Max Andrade
Turma: 1 AUM 4 - 2014 -2
Alunas: Maira Paula Muniz
Esboços de Frank Gehry
Frank Owen Gehry modificou a forma como se vê a arquitetura, entendida como muito conservadora. Ao misturar a liberdade proporcionada pela arte, com algo muito concreto e intransigente como a física, ele deixa de ser apenas um arquiteto e se torna arquiteto-artista. Assim, Frank Gehry pode ser considerado como um dos mais famosos arquitetos do mundo, conhecido pelo seu estilo desconstrutivista e uso criativo de diversos materiais em formas arrojadas como o Museu de Guggenheim de Bilbao (Espanha), o Walt Disney Concert Hall (Estados Unidos), o Museu de Vitra (Alemanha) e o Dancing House (República Tcheca).
Frank Gehry gosta de fazer croquis e foi assim que começou o seu trabalho como arquiteto. Portanto, sua metodologia de trabalho parte dos croquis, sendo que o arquiteto transforma o abstrato em matéria tangível por meio de maquetes tridimensionais, construídas normalmente com papel e durex, antes de serem convertidos em edifícios de titânio, vidro, concreto, aço e pedra.
O que se percebe é que há uma unanimidade quanto à grandiosidade da arquitetura de Frank Gehry, que traz ao mundo atual o traço da ousadia de uma vanguarda estética, da contrariedade e do sonho. Aliás, o sonho é um elemento imprescindível ao homem moderno, o qual faz da arquitetura um elemento de busca da felicidade. Assim, a questão que o trabalho de Frank Gehry suscita é se os arquitetos, quando elaboram um projeto, devem tentar transformar a vida em algo mais lúdico e feliz, tornando assim o mundo mais passível de mudanças.
Portanto, este documentário aborda a vida e obra de um homem que se atreve a sonhar com edifícios que transcendem o traço linear que define a maior parte da