Bioestatistica
1-) Conceito: Bioestatística, é a área do conhecimento que se encarrega da coleta, reunião e interpretação, de dados na área da saúde com o objetivo de fornecer informações sobre as características de grupos, pessoas, animais, ou coisas. Ex: níveis pressóricos de pacientes cardiopatas à partir da mensuração da pressão arterial diária no mesmo horário destes pacientes, à fim de levantar dados relacionados à hipertensão.
2-) Classificação: a- Estatística descritiva- responsável pelo levantamento, organização, classificação e descrição dos dados em tabelas, gráficos ou outros recursos visuais, além dos cálculos de parâmetros representativos destes dados. b- Estatística analítica: trabalha com dados no sentido de estabelecer hipóteses em função desses dados, verifica sua comprovação e elabora conclusão científica.
3-) População e amostra: determina-se população a totalidade de elementos ou de um atributo de elementos referentes à um conjunto determinado.Ou seja conjunto de elementos que tem em comum determinada característica elas podem ser finitas ou infinitas. Exemplo: população de pacientes internados no Hospital Emílio Ribas portadores do vírus HIV ( os elementos são pessoas que possuem o vírus HIV). A amostra pode ser definida como uma parte do conjunto, representante do mesmo. Amostragens são informações coletadas de apenas uma parte da população. O conjunto de elementos observados, se constitui em uma amostra, ou toda a população. Uma vez dispondo dos resultados o próximo passo se destina à extrair informações contidas nos resultados. Para isso é necessário que se tenha definido quais as características de interesse devem ser verificados.
4-) Técnicas de amostragem: definida a população precisamos estabelecer de forma iremos coletar a amostra, qual técnica iremos utilizar, de acordo com a técnica utilizada teremos um tipo de amostra. a- Amostra casual simples: é composta de elementos retirados ao acaso de uma população, dessa