BIOESTATISTICA N1
DP
BIOESTÁTISTICA
LARISSE PORTELA XAVIER
RA: B26HCH-3
TURMA: OD6A30
BRASÍLIA
OUTUBRO-2014
População: é a agregação de elementos da qual é extraída a amostra do meu estudo.
Ex: Avaliar a prevalência de cárie entre os 45 escolares com necessidade especial de uma determinada escola do meu município.
Amostra representativa: os objetos de estudos foram selecionados de forma a conseguir boa cobertura, os métodos de avaliação desses objetos são conhecidos e passíveis de reprodução/repetição (confiabilidade).
Amostras probabilísticas: são amostras obtidas por aleatorização.
Ex: Avaliar a prevalência de cárie entre os brasileiros em 2007.
Amostragem: é todo o processo de recolha de uma parte, geralmente pequena, dos elementos que constituem um dado conjunto. Da análise dessa parte pretende obter-se informações para todo o conjunto.
A amostragem casual ou aleatória simples: é o processo mais elementar e frequentemente utilizado na coleta de dados. Todos os elementos da população têm que ter a mesma probabilidade de pertencerem à amostra. Equivale a um sorteio lotérico. Pode ser realizada numerando-se a população de 1 a n e sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, x números dessa sequência, os quais corresponderão aos elementos pertencentes à amostra.
Ex: Vamos obter uma amostra, de 10%, representativa para a pesquisa da incidência de cárie de 90 alunos de uma escola:
1º passo - Numerámos os alunos de 1 a 90.2º passo - Escrevemos os números dos alunos, de 1 a 90, em pedaços iguais de papel, colocamos em uma urna e, após mistura, retiramos, um a um, os nove números que formarão a amostra. Resultado obtido = {aluno 20, aluno 27, aluno 15, aluno 56, aluno 81, aluno 12, aluno 66, aluno54, aluno 72}.
Amostra estratificada: É Quando a população se divide em estratos (subpopulações), convém que os sorteios dos elementos da amostra os levem em consideração. Desse modo, obtemos os elementos da amostra