Bioes
Psicologia 01142111
Luana Kálya de Freitas Silva 2MA
A bioestatística é a área que estuda especificamente a coleção, organização, análise, interpretação e apresentação de dados. A bioestatística lida com todos os tipos de dados, incluindo o planejamento da coleta de dados nos projetos para uma pesquisa, experimento ou questionário.
Aprendi nessa disciplina conceitos como:
Dado Estatístico: é um dado numérico e é considerado a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos estatísticos.
População: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
Amostra: é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.
Estimativa: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra.
Variável: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
Variável Qualitativa: Quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc.
Variável Quantitativa: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica.
Variável Discreta: Seus valores são expressos geralmente através de números inteiros não negativos. Resulta normalmente de contagens.
Variável Contínua: Resulta normalmente de uma mensuração, e a escala numérica de seus possíveis valores corresponde ao conjunto R dos números Reais, ou seja, podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites.
Entre vários outros mais como poder aplicar a bioestatística no meio ambiente de trabalho como psicóloga :
O psicólogo é o único profissional que pode aplicar os testes psicológicos. Nesse sentido uma das maneiras de se validar um teste psicométrico é fazer uma grande coleta de informações de diversas pessoas e depois avaliar todos os dados, resultando assim o que é mais comum numa população.
Exemplo: O teste de inteligência WISC. Para avaliar a inteligência das pessoas os