Biodiversidade
A demonstração de Resultados do Exercício demonstra o resultado líquido da empresa, ou seja, é tudo que empresa apurou dos seus negócios em determinado período. Na apuração do resultado são computadas as receitas e ganhos, e deduzidos os custos, despesas, perdas do período, colocando em evidência o desempenho do gestor no gerenciamento de seu ciclo operacional e financeiro.
* GANHOS: são entradas de recursos na empresa advindos de atividades não operacionais. * RECEITAS: são recursos econômicos gerados pela atividade empresarial, por exemplo, quando a empresa vende uma mercadoria que estava em seu estoque, está gerando um novo recurso econômico ou, quando uma empresa presta um serviço, está também gera um novo recurso econômico por meio de sua atividade.
* DESPESA: são os recursos econômicos consumidos pela atividade empresarial com objetivo de gerar receitas. Por exemplo, a empresa gasta energia elétrica para iluminar suas instalações e funcionar seus equipamentos. Todos os gastos são bens consumidos com o objetivo de gerar receitas, portanto estão diminuindo o resultado da empresa, no entanto, sem esses gastos, a empresa não consegue gerar suas receitas. * Exemplo: A empresa distribui panfletos para divulgar seus produtos, está consumindo recursos (panfletos e o valor pago ao divulgador) com o objetivo de que o consumidor conheça as qualidades de seus produtos e compre (gerando receitas).
* CUSTOS: gasto relativo a um bem ou serviço utilizado no sistema de produção de uma empresa.
* PERDAS: são as saídas de recursos de maneira involuntária, e que afetam o resultado para menos.
Podemos, então concluir que o Resultado Econômico de uma empresa é a diferença entre os recursos econômicos gerados (Receitas) e os recursos econômicos consumidos (custos ou despesas).
As receitas e despesas serão apropriadas ao período em função de sua ocorrência ou seja através do fato gerador,