BIODIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DICIPLINA: DIVERSIDADE DOS SERES VIVO
EXERCÍCIOS DO MÓDULO I
1. O que é biodiversidade?
R. Biodiversidade ou diversidade biológica, compreende na totalidade de variedade das formas de vida que podemos encontrar na terra, seus agrupamentos naturais e as quantidades relativas de cada um. Um conceito que pode ser aplicado temporal ou espacialmente.
2. Quais são as características dos sistemas biológicos?
R.. Os sistemas biológicos são auto replicantes (se reproduzem) e estão sujeitos a erros (mutações), também são caracterizados por serem semi -abertos e promoverem a troca de energia e matéria com o ambiente, desta forma garantem recursos para seu desenvolvimento e os que apresentarem maior vantagem no sentido de maximizar seu saldo energético, esses terão maior probabilidade de sobrevivência e replicação.
3. Como o sistema biológico atinge a imortalidade?
R. Através da replicação, que é a capacidade de reproduzir cópia de si mesmo, essas cópias são chamadas de descendentes e os originais denominados ancestrais.
4. Qual a importância dos agrupamentos quando estamos estudado a diversidade dos seres vivos? Os agrupamentos são de uma grande importância, pois assim fica mais fácil estudar sua diversidade, já que existem mais de dois milhões de espécies descritas e a sua separação em grupo facilita a comunicação entre cientistas e demais pessoas.
5. Qual foi a importância do trabalho de Lamarck na Biologia?
R. A teoria de Lamarck ficou conhecida como a da transmissão ou herança dos caracteres adquiridos. Seu valor é apenas histórico, pois não tem qualquer fundamento cientifico.
6. Que teorias contribuíram para sedimentar a teoria de Darwin sobre a seleção natural?
R. A seleção natural de Darwin e a posterior descoberta das mutações, são os dois fatores básicos do mecanismo evolutivo. Podemos dizer que a