Comportamento Humano nas Organizações
Stress no Trabalho
Qualidade de vida no Trabalho
A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estritamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais.
Assertividade: É o atributo que caracteriza a busca do equilíbrio entre fazer valer seus direitos, sem ignorar os dos que trabalham com você.
Conflitos: É a oposição de pessoas ou forças que pode promover a elevação de alguma tensão e levar o indivíduo ao estresse.
O conflito tem sua principal causa na divergência de interesses, ideologias ou opiniões a respeito de certo assunto, procedimento ou realização.
Conflito Intrapessoal: Este conflito ocorre dentro do indivíduo. Pode estar associados a conflito de idéias, pensamentos, emoções, valores, predisposições.
Conflito Interpessoal: O conflito interpessoal é a situação na qual duas ou mais pessoas divergem na percepção, avaliação e/ou proposta de ação sobre algum ponto em comum.
Como esse conflito surge?
- Diferenças individuais
- Diferenciação de papel
- Limitação de recursos
Conflito: Principais Causas
Sentimento de frustração
Diferença de personalidade
Metas diferentes
Percepções diferentes
Conflitos:
Diferentes Abordagens
Tradicional
Conflito é ruim e sempre tem impacto negativo.
Interacionista
Conflitos são necessários para melhorar o desempenho da equipe.
Contemporânea
Conflitos são naturais e inevitáveis em todas as organizações, podendo ter aspectos positivos e negativos. Há aceitação do conflito de forma racional.
Conflitos em Oportunidades
O conflito representa uma fonte de idéias novas, podendo direcionar discussões abertas em torno de diversos assuntos.
Os conflitos podem contribuir para o enriquecimento do grupo, pois no momento de um debate há a possibilidade de se trocar experiências e aprender com elas. Gestão de Conflito
1.Aceitar que o problema será resolvido entre todos.