Biodiversidade
Sua importância intrínseca:a biodiversidade tem um valor em si pelo simples fato de existir.
Valor moral:os humanos não têm o direito de interferir na sobrevivência de outras espécies.
Valor religioso:os humanos devem respeitar a grande obra da Criação.
Valor econômico:éa mais difícil e perigosa forma de valoração da biodiversidade.
Não dá para valorar algo que não se conhece por inteiro.
Como valorar no presente algo que Poderá ter grande utilização futura?
Na agricultura a biodiversidade vem ganhando importância devido ao melhor conhecimento dos processos ecológicos que mantêm os agroecossistemas(Agroecologia).
Tipos de diversidade
ALFA: Especiação/Dispersão
Extinção/Exclusão Competitiva
BETA: Variações Espacias e Temporais
Climáticas /Edáficas
Sucessão Ecológica
GAMA: Região / Paisagem
Algumas definições importantes
. α-Diversidade–número de espécies (riqueza)em uma área limitada com habitat relativamente uniforme –depende dos limites da comunidade, do esforço amostral. Ex. diversidade de organismos de uma Mata de Galeria.
. γ-Diversidade–número de espécies observadas em todos os habitats de uma região (área geográfica sem barreiras nítidas de dispersão dos organismos –a definição depende dos organismos em questão. Ex. diversidade de organismos do Cerrado;
. β-Diversidade–relacionada à diferença ou substituição de espécies de um habitat para outro dentro da mesma região. Quanto maior a diferença de espécies entre habitats, maior será a Diversidade Beta. Pode ser calculada a partir das Diversidades Alfa e Gama.
α-, γ-e β-Diversidade
Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são: 1. Perda e fragmentação dos hábitats; 2. Introdução de espécies e doenças exóticas; 3. Exploração excessiva de espécies de plantas e animais; 4. Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento; 5. Contaminação do solo, água, e atmosfera