Biodiversidade - reino vegetal
2, Mitose
3. Meiose
4. Ciclos de vida
5. Características Gerais e Evolução
6. Classificação e Diversidade
Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
1. Taxonomia É a Ciência que descreve e classifica a diversidade biológica com catálogos, levando em conta:
- Características típicas que possibilitem estudos e organização dos seres vivos em categorias hierárquicas, as chamadas categorias taxonômicas ou táxons,
- Desenvolvimento de critérios para organizar a diversidade, possibilitando o agrupamento dos seres vivos, de acordo com as características importantes e pertinentes, permitindo chegar ao Nome Científico
- Compreensão dos processos responsáveis pela existência da diversidade biológica
No século XVIII, o naturalista sueco Lineu descreveu 10 mil tipos diferentes de vida. Posteriormente, eram mais de 2 milhões de espécies descritas. Mas, atualmente, acredita-se em 30 milhões de espécies ou, a possibilidade da descoberta de um número maior.
As primeiras classificações se deram na Grécia, onde o critério considerado era o ambiente onde os seres vivos existiam:
- Animais: critério usado para classificar era o ambiente em que viviam - aquáticos, terrestres e aéreos
- Vegetais: critério usado para classificar era o ambiente – ervas, arbustos e arvores Classificação no século IV dC, de Santo Agostinho (354-430), que usava o critério de: animais úteis, nocivos e indiferentes à humanidade. A partir do renascimento, séculos XIV, XV e XVI, ocorreu a necessidade de classificação dos seres vivos quanto as características típicas, tais como: estrutura corporal, funções orgânicas e hábitos. Surgem, então, os Sistemas Naturais de Classificação Biológica, que utilizam como critério de classificação, as características típicas da natureza biológica. Para a classificação científica, foi-se necessário determinar regras, para identificar e escrever o Nome Científico:
O nome científico deve ser em Latim
O nome científico