Slackline como maneira de Inovar a aula de Educação Física
Slackline NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
IDEALIZADORES DO PROJETO
HIAGO GERMANO DOS SANTOS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto Slackline NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
PÚBLICO ALVO
Alunos DE 5º á 8ª serie
IDENTIFICAÇÕES DO LOCAL ONDE SERÁ REALIZADO O PROJETO
Localização
Escolas Estaduais
Introdução
Geralmente a aula de Educação Física (EF) é vista como uma disciplina complementar, mas na verdade ela tem sua importância no currículo escolar, pois apresenta características próprias. O normal é observarmos a prática do voleibol, basquetebol, futebol e handebol na escola, porém pretende-se propor uma nova atividade nas aulas de EF Escolar, algo que está conquistando os brasileiros: o Slackline. Esta é uma modalidade esportiva que está se popularizando no Brasil, por isso é importante conhecê-la para incluí-la nas aulas de EF de forma segura e com orientação adequada. Segundo Poli e col. (2012) por ser praticado em parques, praças, acampamento, praias, entre outros ambientes, atraindo o interesse das pessoas, pela liberdade propor aulas diretamente ligadas ao meio ambiente é uma forma de atrair o interesse do grupo.
Objetivo geral: introduzir o Slackline NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA como modalidade esportiva
Objetivos específicos:
Incentivar a pratica do Slackline nas escolas
Utilizar os benefícios do Slackline em benefícios dos alunos
JUSTIFICATIVA:
Devido ao grande índice de poluição nas pontes e em torno da escola surgiu a necessidade de conscientizar a nossa comunidade para a importância da preservação de nosso meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
A história da EF no Brasil sofreu muitas mudanças de objetivo curricular. O Brasil Império incluía a ginástica alemã (europeia) nos currículos escolares nas poucas escolas do país, com atividades separadas por gênero. O Brasil República foi uma época onde começou a profissionalização da EF. Nos anos 70 marcados pela ditadura militar, ela